HOSPITALIDADE SUSTENTÁVEL

“Salvar o planeta é a melhor oferta”

Poder viajar, relaxar, desfrutar de uma hospedagem maravilhosa e ainda saber que está colaborando com práticas sustentáveis que beneficiam o meio ambiente, traz uma leveza para a alma.

O número de viajantes que escolhem hotéis sustentáveis é cada vez maior e, em resposta a essa demanda, e ao nosso desejo de preservar o meio ambiente, a La Chimère começou a desenvolver seu projeto “La Chimère sustentável“, para nos tornar mais sustentáveis e responsáveis, minimizando o impacto ambiental.

Na La Chimère “búzios essence” estamos comprometidos com o planeta e com nosso entorno; adotando medidas de eficiência energética, cuidando do meio ambiente; utilizando materiais biodegradáveis; e maximizando os benefícios sociais e econômicos para a comunidade através de parcerias com fornecedores locais.

Abaixo você encontrará a lista de ações que temos adotado:

REDUÇÃO NO CONSUMO DE PLÁSTICO

Canudos de plástico levam até 200 anos para se decompor.

  • Substituímos copos de plástico por copos de vidro,
  • Substituímos mexedores de plástico por colheres de metal e bambu, e
  • Substituímos canudos plásticos por biodegradáveis

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ÁGUA

Além do consumo de água e eletricidade, os detergentes usados na lavagem de roupas produzem uma emissão de carbono de quase 1 kg de CO2.

De acordo com um estudo realizado pela Booking.com, nos últimos 12 meses, 40% dos hóspedes reutilizaram toalhas e 26% optaram por não solicitar o serviço de limpeza todos os dias para minimizar o consumo de água.

Na La Chimère implementamos um sistema simples: para trocar as toalhas, pedimos que as deixem no chão, quando penduradas, entenderemos que elas serão usadas novamente.

Além disso, nossos hóspedes podem optar por não solicitar o serviço de limpeza todos os dias.

Todas essas informações são passadas aos hóspedes no momento do Check IN.

EFICIÊNCIA NO CONSUMO DE ELETRICIDADE

A fim de reduzir o impacto ambiental, a La Chimère implementou as seguintes ações:

CONTROLES AUTOMÁTICOS DE ELETRICIDADE

  • Cartões magnéticos: A eletricidade funciona através de cartões magnéticos que são entregues no Check IN junto com a chave.

Quando você entra no quarto e insere o cartão no dispositivo localizado na parede, a eletricidade é ligada e quando você remove o cartão ao sair do quarto, a eletricidade é desligada automaticamente, mantendo apenas a eletricidade do frigobar funcionando.

  • Fotocélula e sensor de movimento: Algumas luzes têm sensor de movimento e outras têm fotocélula, que mantém as luzes desligadas quando detecta luz natural suficiente no ambiente.

FONTES DE ENERGIA RENOVÁVEIS

  • A placa solar ou painel solar, é um equipamento composto por células solares fotovoltaicas, com a função de captar energia solar para converter a luz do Sol em energia elétrica. No telhado da La Chimère foram instalados aquecedores solares de água e estamos finalizando o processo de instalação de um sistema de painéis solares fotovoltaico a fim de reduzir a pegada de carbono utilizando uma fonte de energia alternativa, limpa e renovável.

Junto a estas ações, todos os quartos na La Chimère possuem janelas com vidro isolante (vidro duplo), permitindo grande economia de energia, reduzindo o consumo de ar condicionado, pois o vidro duplo, além de oferecer isolamento acústico, é especial para manter a temperatura.

COLETA SELETIVA

Na La Chimère contamos com lixeiras para papelão e papeis (recicláveis), desta forma, evitamos que certos resíduos sejam descartados em lixões e seu impacto sobre a saúde humana e o meio ambiente.

A reciclagem possibilita a recuperação de materiais, evitando assim a extração de matérias-primas, economizando o consumo de energia e reduzindo a emissão de gases poluentes e o aquecimento global.

Todo nosso processo de reservas é feito de forma digital, evitando a impressão de documentos. A confirmação da reserva, juntamente com todos os detalhes da estadia são enviados por e-mail para evitar o uso de papeis, até mesmo o Check IN é feito no celular a traves de um link que enviamos por WhatsApp.

BENEFÍCIOS SOCIAIS E ECONÔMICOS

Somado ao benefício de contar com produtos mais frescos e saudáveis, a compra de alimentos em lojas locais reduz o uso de recipientes e embalagens de plástico, necessários quando os produtos têm que fazer longas viagens e também reduz as emissões de CO2 ao percorrer distâncias mais curtas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.